Heyo galera! Bem, me chamo Rute, mas todos podem me chamar de Ruhh Belle. Hoje estou aqui para ensinar a vocês o básico das pontuações. Como eu sou beta, vejo muitos erros sendo repetidos por muitos ainda. Para começar, vamos apenas esclarecer que eu não sou uma "professora" formada, mas tenho muito conhecimento do Português e espero ajudar a todos vocês.
Como muitas pessoas gostam de escrever, as principais pontuações que serão ditas abaixo, serão as que usamos mais para escrever uma estória/história. Ponto, vírgula, exclamação, interrogação, reticências...
Vamos começar?
Regras de Pontuação:
1º: Ponto
Muita gente não sabe usar a hora exata do ponto final ou ponto de afirmação. Pessoas costumam usar pontos em horas nada apropriadas ou simplesmente esquecem do ponto! Gente, isso é um pecado.
Quando você começa uma frase e você quer finalizar aquela ideia, dando a afirmação final, você é obrigado a usar o ponto.
Ex¹: Mariana não vai esta noite para a festa.
Ou seja, Mariana não vai e pronto. Eu dei a minha afirmação de que ela não irá e nada mudará minha ideia.
Ex²: Numa noite fria, o mundo iria simplesmente desaparecer. Aquela vida não poderia existir mais, nada mudaria.
Ponto final, então, vocês perceberam que eu dei a minha afirmação e logo mais concluo a minha ideia dando o ponto final daquela frase.
Entenderam? Nunca se esquecer de usar o ponto, pois o ponto é a fonte da sua frase ;)
2º: Vírgula
Bem, essa daqui pega todo mundo, não é? rsrs'
Então vamos lá. A vírgula serve principalmente para dar um "tempo" entre uma palavra e outra. Tenho certeza que todos já escutaram a professora falar assim, não é mesmo?
O uso da vírgula pode ser para dar a intercalação.
Ex. do adjunto adverbial: O café, em razão da sua abundância, vem caindo de preço.
Etc.
Pode ser também para inversão:
Ex. do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas.
Espero que vocês tenham entendido esse daqui também. O uso da vírgula é essencial para o sentido da sua frase.
3º: Exclamação
Bem, novamente essa é uma questão que não pode ser esquecida. Muitas das estórias que já betei e beto, muitas pessoas usam a exclamação como se fosse um ponto ou uma vírgula, o que é um verdadeiro pecado. Exclamação não se é usada a todo momento, somente naquele de "surpresa" e/ou animação. Vejam os exemplos a seguir para ter essa base de ideia.
Ex¹: Não acredito! Você quase me matou de susto.
Ex²: Como se eu não soubesse que essa era a melhor ideia, eu sou demais!
Entenderam? Espero que sim!
4º: Interrogação
Isso é essencial, pelo amor de Deus! rsrs'
Vamos lá, a interrogação serve para fazer... Perguntas! Uhu, isso mesmo. Quando você põe o ponto de interrogação, você sempre estará fazendo uma pergunta. Olha que simples, não é? Muita gente faz um sentido de pergunta, mas esquece de botar o ponto de interrogação, isso é um erro, prestem atenção.
Ex¹: Por que eu preciso ir para a casa hoje?
Ex²: Ah, claro... Como se eu soubesse disso?
Espero que tenham entendido isso ;)
5º: Reticências
Mais um que atrapalha, não é? Sempre tem aquela dúvida de quando usar. Lá vai o resuminho: Reticência é a famosa sequência dos três pontinhos "..." que tanto a gente encontra em algumas frases. Ela pode ser usada no início, meio e fim de uma frase. Serve para dar sentido de algo inacabado, como se você fosse falar algo e de repente não fala, entendes?
Ex¹: Eu não sei se isso é...
Ex²: ... Não é como se eu soubesse disso.
Ex³: Eu sei que estou... Errada.
Então, esses são os pontos principais que nós vemos por aí. Espero que tenham gostado e que comentem as dúvidas de vocês ou algum ponto em que está com dúvida e tal. Nos vemos nas próximas aulas!
xx
Outra aula ótima, perfeita na verdade <3
ResponderExcluirMuito obrig pela ajuda de vcs (:
Obrigada pelo seu comentário! E fico muito feliz em fazer parte do grupo no qual está te ajudando ;)
ResponderExcluir