Aula de Português - Angel | N.º1: Os "porquês"

em quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 |

Oi, gente! Tudo legal, cupcakes? Aqui Angel, mas isso vocês já sabem, né? (#ilusão) Vamos começar a aula? Lets go, pupils!

Introdução

Toda essa coisa de "porquês" lembra-me aquelas criancinhas, na fase dos três anos, que perguntam o porquê de toda e qualquer coisa. "Por que o Sol é amarelo?" (só para deixar claro que isso está errado, jovenzinho, mas não me vou pôr a dar aula de Astronomia aqui u.u). "Por que o céu é azul?" (isso está errado também, pequena criança). Essas são as perguntas mais frequentes entre as crianças de três anos, e quem tem irmãos pode comprovar isso (u.u). Isso tudo de "porquês", para além de me lembrar as criancinhas, também me lembra aquelas pessoas que sempre querem saber a razão de tudo o que acontece no mundo. Algumas coisas simplesmente não têm explicação. Mas ok, não estamos tenda aula de Filosofia aqui, mas isso está sendo necessário. Você deve estar pensando: "Por que ela está dando esta palestra toda?". Por quê, realmente? Porque, meu caro pupil, isto é uma introdução (hehe), e serve para introduzir o tema que vamos ensinar, oras!
Os "porquês" podem ser e são usados no nosso dia-a-dia a toda a hora, é tão mecânico que nós já nem percebemos ou damos por isso. Duvida? Ora leia o texto todo de novo. Terminou? Conte o número de vezes que eu usei os "porquês". Percebeu agora o ponto da questão?

Porquê (junto e com acento circunflexo)

O primeiro dos "porquês" que deu a cara na minha pequena e filosófica introdução foi, ninguém menos do que o porquê - vejam que coincidência! Este "porquê" é um dos mais usados. Na verdade, quando corretamente, eles são todos usados de igual forma e número, queridos pupils, mas isso é outro papo para outra hora u.u
Nesse não tem com enganar (em nenhum deveria ter, mas ok). É um substantivo, logo vem sempre antecedido de um determinante! É sinônimo de motivo, razão, eventualmente, causa. Veja:

"Nunca descobri o porquê de a Mikaela não falar mais comigo..."
"Nunca descobri o motivo de a Mikaela não falar mais comigo..."

"Diga-me dois porquês para ter faltado ao ensaio!"
"Diga-me dois motivos para ter faltado ao ensaio!"
"Diga-me duas razões para ter faltado ao ensaio!"

"Qual o porquê do aquecimento global?"
"Qual a causa do aquecimento global?"

Viram? Bem fácil, em? Não há razão de erro (ou porquê de erro u.u).

Porque (junto e sem acento circunflexo)

Não vou dizer que este é o mais fácil, porque todos eles são (u.u). Também não vou dizer que é neste que há menos erros (embora, eventualmente, seja); há, sim, bastantes erros nesse "porquê", muitas das vezes erros deploráveis que assassinam o lindo idioma que é o português.
É uma conjunção casual ou explicativa. Como tal, tem sentido de explicação, justificação ou causa (não confundir com a noção de causa existente no "porquê" anterior). Pode ser substituído por "pois", "uma vez que", "já que", "visto que" ou "pelo fato de que". Sabe? É aquele "porquê" que você usa nas provas, quando pede para justificar uma resposta. Veja os exemplos:

"A afirmação está errada, porque o Sol é uma estrela."
"A afirmação está errada, pois o Sol é uma estrela."
"A afirmação está errada, uma vez que o Sol é uma estrela."
"A afirmação está errada, já que o Sol é uma estrela."
"A afirmação está errada, visto que o Sol é uma estrela."
"A afirmação está errada, pelo fato de que o Sol é uma estrela."

Viram? Acho que já deu para perceber que o Sol é uma estrela, né? Muito bem, acho que esse "porquê" está mais que explicado, não é? Basta de gente trocando "porque" por "porquê", "por que" ou "por quê"! Diga não ao assassinato do português! Assassinato é crime e em alguns países é punido com a morte (u.u)!

Por quê (separado e com acento circunflexo)

Agora aqui as coisas começam a complicar (não deveriam, mas fazer o quê, né?). Trata-se advérbio interrogativo, tendo o significado de "por qual razão", "por qual motivo" e afins. Esse "porquê" vai ser usado sempre no final das frases interrogativas. Veja os exemplos:

"Você faltou à aula. Por quê?"
"Você faltou à aula. Por qual motivo?"
"Você faltou à aula. Por qual razão?"

Viram? Esse é bem simples, né (todos eles são)? Então, por favor, como diria a Tha, vamos deixar a preguiça de lado e, pelo amor de Deus, parar de trocar "por quê" por "porquê"!

Por que (junto e com acento circunflexo)

E cá temos nós o nosso último "porquê". Agora é que vão ser elas! Este "porquê" pode ser usado em duas circunstâncias, tendo então, significados ligeiramente diferentes. Veja:

         1) Nas perguntas: é uma junção da proposição "por" + pronome interrogativo "que". Pode ser substituído, assim como no "por quê", por "por qual motivo", "por qual razão" e afins. Esse "por que" vem sempre no início ou no meio das frases. Veja aqui exemplos:

"Por que você me odeia assim tanto?"
"Por qual motivo você me odeia assim tanto?"
"Por qual razão você me odeia assim tanto?"

"Não entendo por que você me odeia assim tanto..."
"Não entendo por qual motivo você me odeia assim tanto..."
"Não entendo por qual razão você me odeia assim tanto..."

Observação: esse último exemplo é sim uma pergunta, viram? Porque perguntas não têm sempre ponto de interrogação, não, não! Esse é um modo de fazer perguntas, chamado "interrogação direta".


         2) Nas frases: Neste caso, é a junção da proposição "por" com o pronome relativo "que" e tem sentido de "pelo que", "pelo qual" e afins. Veja aqui alguns exemplos

"São muitos os caminhos por que passei."
"São muitos os caminhos pelos quais passei."

"Todas as razões por que tenho vivido não significam mais nada."
"Todas as razões pelas quais tenho vivido não significam mais nada."

"Eu posso amenizar a dor do fato terrível por que você tem passado."
"Eu posso amenizar a dor do fato terrível pelo que você tem passado."

Viram? Afinal é tudo bem simples, né? E adivinhe? Esse foi o último dos nossos "porquês"! Vamos fazer um pequeno resumo de tudo, agora, ok?

Em síntese

1) Porquê: é um substantivo que introduz motivo, causa ou razão.
"Nunca descobri o porquê (= o motivo, a causa, a razão) de a Mikaela não falar mais comigo..."

2) Porque: é uma conjunção casual ou explicativa que introduz uma explicação, justificação ou causa. Pode ser substituído por "pois", "uma vez que", "já que", "visto que" ou "pelo fato de que".
"A afirmação está errada, porque (= pois, uma vez que, já que, visto que, pelo fato de que) o Sol é uma estrela."

3) Por quê: é um advérbio interrogativo, tendo o significado de "por qual razão", "por qual motivo" e afins.
"Você faltou à aula. Por quê (= por qual razão, por qual motivo)?"

4) Por que: 
         a) é uma junção da proposição "por" + pronome interrogativo "que". Pode ser substituído por "por qual motivo", "por qual razão" e afins.
         "Por que (= por qual motivo, por qual razão) você me odeia assim tanto?"

         b) é a junção da proposição "por" com o pronome relativo "que" e tem sentido de "pelo que", "pelo qual" e afins.
          "São muitos os caminhos por que (= pelos quais) passei."

Conclusão

Antes de mais nada, quero dizer que alguns exemplos foram tirados do Nyah! Fanfiction ou do SocialSpirit, e por vezes adaptados por mim. E é isso.
Bem, espero sinceramente que essas palavrinhas tão simples deixem de ser uma dor de cabeça. Para vocês, escritores e pupils, e para os leitores também. Ok? Vamos parar de assassinar o português, a nossa nação! Isso não tem que ser um problema para nenhum de vocês, é algo simples que simplesmente tem que entrar na vossa cabeça. Obrigada.
Espero que a aula tenha ajudado vocês, e até à próxima! Deixem a preguiça de lado, pupils! Qualquer dúvida, ou até mesmo pedidos de aulas (mandem, eu estou sem ideias!), podem enviar pelos comentários ou na minha ask (ask.fm/anggelblack). E é isso, beijos!


2 comentários:

  1. Angel, sua aula foi tão bem explicada que até eu entendi kkk.
    PEDIDO:Faz uma aula explicado os acentos (acho que eles me odeiam) as vezes acabo me confundindo e esquecendo de colocar e tal.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha entendido tudo e.e irei anotar o pedido e eu ou outra das meninas faremos ele u.u

    ResponderExcluir