Dica #05: Trabalhando com personagens + ficha para personagem

em quinta-feira, 2 de abril de 2015 |


OLÁ, CRIATURAS DIVINAS.
Eu vim super empolgada aqui, especialmente após ver o novo lay do PP (Queen B, finalmente!) e também que o PD chegou em seus 3,5K de segruidores.  Enfim, vamos ao que interessa.
Estava assistindo um filme com a minha mãe agorinha mesmo e acabei me vendo dentro de uma relação incrível com as personagens e na perfeita elaboração delas. Por isso resolvi fazer esse post com os tópicos mais importantes para aqueles que travam na hora de criar as pessoas que falarão por si nas fanfics além de um bônus no final: ficha para personagem.

  • Nome
O nome é uma etapa pra lá de importante em relação às personagens. Muita gente deixa pra escolhê-lo depois, quando a personalidade da personagem já está completamente realizada e isso é sim um ótima ideia, porque pode-se pesquisar nomes que são relacionados à personagem.
O que eu acho bem legal são os nomes mais originais e novos. Confesso que às vezes canso de ler os Claires por aí, mas vale ressaltar que isso é uma opinião de cada um. O importante é saber usar esse nome com força (não repeti-lo centenas de vezes, isso sim é chato) e caracterizá-lo.

  • Idade
Outro ponto importantíssimo. A idade interfere em tudo e o que eu vejo muito em fanfics: personagens de 16 agindo como se tivessem 26. Ok, combinemos que algumas são mais maduras, mas ainda estão com a mente má formada para agirem como se fossem líderes do mundo. O que eu acho muito interessante é que muitos autores sabem encaixar a personagem dentro da idade, fazendo o que pessoas da mesma idade fariam (não importa se é ir pra balada com os amigos ou ficar em casa lendo, por exemplo).
Quando tratamos de universo alternativo, cheio de magias e planetas diferentes, é importante levar esse lado à sério também. Mesmo que a personagem salve o mundo, ela deve arcar com os problemas que se passam e deve aprender com isso. Nós mesmos, crianças da escrita, aprendemos muito com a vida e com outras histórias, não é mesmo? É só basear numa experiência própria.

  • Personalidade
Ah, a personalidade... Aquela que vai definir se os leitores irão gostar ou não da personagem. A personalidade deve ser baseada não apenas nos pontos fortes como também nos pontos fracos da personagem, como também na forma em que ela fora criada (afinal, não existe uma pessoa sem passado. Ninguém nasceu com 18 anos).
Uma coisa que deve ser bastante considerada também é que a personalidade da personagem pode variar de acordo com o que acontece com ela, como por exemplo: quando se é traído, a pessoa tende a se tornar mais fechada mesmo que seja pouco, por medo de isso acontecer novamente. O que vai variar bastante nisso são os acontecimentos, tendendo a trazer informações positivas e negativas.
Vale lembrar que não é sempre que a personagem principal irá agradar à todos, muitas vezes o vilão é o melhor. Por isso, deve-se trabalhar em todas as personalidades dos participantes da fanfic.
DICA: não entregue a personagem logo de cara para o leitor. Deixe que eles descubram com o decorrer como ela é com o decorrer da fanfic. É sempre bom receber surpresas.

  • Relações
As relações da personagem com os que estão ao seu redor é algo importante porque muitas vezes pode decidir o futuro da fanfic, como um bom amigo ou um excelente inimigo. Tudo irá variar e vai interferir na história da personagem em pontos baixos e altos.
  • Características físicas
Não existem pessoas iguais, nem personagens. O que eu acho legal é quando os autores sabem como descrever fisicamente a sua personagem. Não é simplesmente chegar no espelho e se auto-descrever, vai além disso. Narrar o que a personagem pensa sobre si mesma é importante dependendo do gênero da fanfic, e mesmo que não tenha a construção da aparência física, é bom o próprio autor tê-la em mente para quando for escrever. A imaginação nos dá asas e é preciso saber usá-la.
  • Pontos fortes e fracos
Nenhuma personagem é Zeus para ser suprema e superpoderosa com exceção de Crowley de Supernatural. Aquela bicha arrasa. Todos nós temos defeitos e qualidades e ninguém supera-os de uma hora pra outra. O mesmo com as personagens. Em momentos importantes, por exemplo, pode ser que um medo comece à sobressair e ela não consiga fazer o que deve, como também a sua maior definição de força se manifeste e ela conclua com sucesso. A personagem deve saber lidar com tudo de forma intensa ou não, mas isso jamais deverá excluído.

Bem, pessoal, é isso. Eu espero do fundo que tenham gostado desse post, eu adorei fazê-lo mesmo que na correria. Caso queiram fazer perguntas ou tirar dúvidas, podem comentar ou vir até meu ask. Lembrem-se que estou sempre disponível tanto para críticas quanto para elogios. E agora uma coisa que irá ajudá-los MUITO:


Se usar, comente.

34 comentários:

  1. "com exceção de Crowley de Supernatural. Aquela bicha arrasa" || RT

    Hoje em dia, do jeito que as tão, desde que a personagem não seja uma garota de dezesseis anos, nerd e inocente que conquista o garoto mais popular da escola... Eu me contento -d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RT 10X
      Gente, esse é pior dos clichês... Acho os antigos até mais legais, juro que não me contento com essa coisa de nerd/popular, nunca nenhuma fanfic me ganhou quando isso começou.

      Excluir
  2. Tem várias Katherine's/Catherine's também. Tem outros nomes bem melhores do que esses, Lucy e/ou Jenna são um exemplo <33
    Obrigada pelas dicas, Primadonna – lembrei da música Primadonna da Marina, 'tô viciada nela no moment.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E COMO! Boa observação. Mas esses são os piores, socorro.
      Por nada, amor. Que bom que lembrou, porque o nome é justamente por causa dessa música. Marinão rainha <3 Beijos.

      Excluir
  3. Tem várias Katherine's/Catherine's também. Tem outros nomes bem melhores do que esses, Lucy e/ou Jenna são um exemplo <33
    Obrigada pelas dicas, Primadonna – lembrei da música Primadonna da Marina, 'tô viciada nela no moment.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, muito mesmo <33

    ResponderExcluir
  5. Heey amei tudo isso e estou passando para avisar que estou experimento a ficha para personagem. Kisses :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, amor <3 às vezes ajuda muito na organização mas logo você pega o jeito e se desapega dela. Foi só uma ajudinha que insisti em fazer, já que me pediram fichas para o caso outras milhares de vezes. xoxo

      Excluir
  6. "com exceção de Crowley de Supernatural. Aquela bicha arrasa" RT²

    Só vim comentar porque falaram do meu demônio, vulgo Rei do inferno, favorito <3
    Eu nunca faço ficha e nem nada do tipo, eu sou o tipo que escolhe o nome dos personagens em meio ao capítulo, por isso eu sempre me ferro depois... Pois normalmente eu coloco qualquer nome e depois eu sempre me arrependo por perceber que aquele nome é simplório demais <///3
    Acho que esse foi um dos motivos para eu parar de escrever originais... Pois dão mais trabalhos em escolher nome, personalidade e etc...
    Adorei as dicas *-*

    xx,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANNÍ MEU AMOR <3 QUE BOM TE VER AQUI. Crowley é a rainha mais poderosa, por favor né.
      Eu também não costumo fazer mas sempre tento me organizar! Eu SEMPRE pesquiso nomes irlandeses, alemães, escoceses e celtas pras minhas fanfics/personagens originais (tudo bem que escrevo muita fantasia e tal, rs). MAS NÃO PARE NUNCA, VOCÊ CONSEGUE <3
      Fico feliz que tenha gostado sweet angel. xx

      Excluir
  7. CARALHOO , me ajudou bastante essa ficha , me ajudou a aprofundar mais meu personagem e a pensar nos pequenos detalhes que sao importantes.
    Thank you

    ResponderExcluir
  8. Amei, como sempre divando e ajudando <3

    ResponderExcluir
  9. Estou usando a ficha e amei as dicas. obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, estou usando sua ficha ^^

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, estou usando sua ficha ^^

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas, já estou usando a ficha!

    ResponderExcluir
  13. Wow, amei as dicas. Eu estava realmente precisando e vão me ajudar bastante. Já estou usando a ficha u.u
    Kiss.

    ResponderExcluir
  14. ~o blog não me deixa responder, maaaaaas...~
    Por nada amores <3 fico feliz que tenha ajudado!

    ResponderExcluir
  15. Hey, vou usar a ficha (pelo menos o modelo dela) para uma fic interativa minha... tudo bem?

    E amei o post, realmente concordo com tudo do tipo...

    ResponderExcluir
  16. Estou usando a ficha, é de grande ajuda. Muito obrigada amore ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  17. Quero dizer que amei a ficha, estou usando ela para montagem de personagens e está sendo ótimo!!!! <3 amei

    ResponderExcluir
  18. Agora que pretendo escrever (mais) fanfics, essa ficha será de grande ajuda! Obrigada por disponibilizar <3

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas, muito obrigado estou usando a ficha

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei o post, ele realmente me ajudou a organizar as ideias. Também gostaria de avisar que estou fazendo uso da ficha.
    Muitíssimo obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  21. Eu gostaria de avisar que estou fazendo uso da ficha. Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  22. Estou fazendo uso da ficha. Obrigado, eu estava precisando.

    ResponderExcluir
  23. Olá, so queria dizer que adorei suas dicas e irei fazer uso de sua ficha como base bjs.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olaaá gostaria de dizer que estou usando a ficha como base para uma fanfic interativa, e que darei os créditos tudo bem?, gostei muita das dicas e sei que irei usa-las bjs(๑・ิ◡・ิ๑).

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente, foi de grande ajuda fazer o post. Mas gostaria de saber como começar a história da minha personagem. Quero muito participar dessa interativa e não tenho a minima ideia de como começar a história dos meus BB's (irei fazer duas fichas ^^) Enfim, muito obrigado <3.

    ResponderExcluir