Aula de Português – Mrs Lerman – Nº 1 – Estrutura

em segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 |

Olá docinhos do meu coração! Tudo certo com vocês? Vim aqui dar a primeira aula de português do PP (ou PD? Estou confusa), e decidi que um bom tema para começar seria uma aula do básico sobre estrutura que um bom escritor tem que saber.

Todo mundo sabe que uma redação normal tem que conter introdução, desenvolvimento e conclusão, e um capítulo não escapa a esta simples regrinha. É necessário que você coloque estes três pontos para que seu texto seja de boa compreensão de todos.

Não vou me demorar muito detalhando cada um dos três, afinal, isso é bem simples. Na introdução você vai situar o seu leitor do tempo, espaço e, se necessário, de quem é o ponto de vista. Você vai dizer se o seu capítulo começa exatamente aonde o outro acabou, ou se é no outro dia, semana, mês, Éon, era. No desenvolvimento, o capítulo vai se decorrendo, as personagens (sim, AS, feminino) vão fazendo o que tiverem que fazer e, para terminar, a conclusão, onde você vai fechar com chave de ouro o seu capítulo.  Ah, e sempre é bom colocar no final uma complicação, um mistério, que prenda do leitor para o próximo capítulo.

Agora que você já sabe dividir o conteúdo do seu capítulo, lembre-se de manter ele bem organizado. Nem parágrafos muito pequenos, nem muito grandes. Não queremos cansar o leitor, certo? Um bom parágrafo, em minha opinião, deve ter em média umas seis, sete linhas, assim fica um tamanho bom e de fácil entendimento.

Nunca se esqueça de demarcar bem – e corretamente – a fala das personagens. Pode-se fazer isso do jeito mais tradicional, com os travessões (—). IMPORTANTE: não confunda o travessão (—, o traço maior, usado para indicar falas) com a meia-risca (–, usada para unir valores de uma sequência [ex.: 1–5]) e o hífen (-, o menor, usado para unir palavras compostas). Outra forma, que não é muito usada, de demarcar as falas é por meio das aspas (“ ”), usando as mesmas regras do travessão: usa quando a fala começa e quando termina, voltando a narração para o narrador.

Exemplo:
— Carrie, comprou a meia-calça que eu lhe pedi? — perguntou Bárbara. (abrindo um parêntese aqui: The Carrie Diaries *u*)
“Carrie, comprou a meia-calça que eu lhe pedi?” perguntou Bárbara.

Outra coisa de suma importância na estrutura do seu capítulo é o título. É ele que vai dar a primeira impressão do assunto tratado, assim como “os olhos são a janela da alma” (Leonardo da Vinci), o título é a janela, a porta de entrada, do seu capítulo, então vale a pena dar uma atenção a ele na hora da escrita.

Você pode apenas colocar Capítulo 1 como título, ou então usar algarismos romanos (Capítulo I), ou pode criar um título criativo, mas o importante é manter um padrão. Começou com números indo-arábicos, termine assim, começou com frases em inglês, assim siga, e repita o mesmo processo para frases em português. Para uma boa organização, é necessário ter tudo padronizado. Imagina só ler uma fanfic com os títulos:

Capítulo 1 | Eu cai num buraco e fui pro país das Maravilhas | Capítulo III | The Mad Hatter | Capítulo 5 (NÃO FAÇA ISSO, fica uma coisa sem pé nem cabeça).

Ficaria horrível, não é? Então, siga um padrão de títulos.
Outra coisa, sempre é bom criar um título que represente bem o assunto do capítulo, e que seja criativo. Por exemplo, se o capítulo fala sobre como macacos psicóticos acharam uma plantação de bananas que foram expostas à radiação química, você preferiria um título: Bananas achadas ou Bananas radioativas? Eu acho que o segundo ficaria mais criativo, mas diferente e único e é isso que todo escritor deve procurar.

Para concluir nossa aula sobre estrutura de capítulos, que tal falar agora sobre o tamanho? Na minha singela opinião, um capítulo bom deve conter em média 1.500, 2.000 palavras, pois assim dá para explicar tudo direitinho. Não faça um capítulo minúsculo que o leitor lê em cinco segundos, isso não é legal, tente acrescentar muitos detalhes, flua a sua imaginação escrevendo. Mas também nada de detalhar muito para encher linguiça ok? Não precisa informar qual é a cor do fio que costura a luva que a personagem tá usando. Se quiser escrever um capítulo maior que 2.000 palavras, coloque conteúdo nele, nada de enrolação!

Bom, meu amores, eu acho que já dá pra ter uma ideia de como fazer um capítulo bem estruturado, não é mesmo? Eu espero que tenha ajudado, essa aula foi especialmente feita para vocês!
Agora podem depositar as maças (e chocolates, fatias de pizza, brigadeiros e pipoca) nos comentários, essa teacher aqui adora comida u.u kkkkkkk
Milhões de beijos, 

3 comentários: