Organizando as Ideias Parte 3 — Diferença entre palavras iguais.

em quarta-feira, 18 de novembro de 2015 |
O post hoje é bem curtinho, apesar do título longo e um pouco confuso. Palavras iguais têm diferenças?
 Ok, vamos lá: diferença entre palavras iguais é/seria/será a diferença entre "em cima", "acima" e "encima", "embaixo", "abaixo" e "em baixo", "sob" e "sobre" essa é bem fácil. Se vocês quiserem, faço um post com os porquês, mas não serão explicados aqui. 
  • Primeiro caso: acima, encima e em cima
Isso causa muitas, muitas, dúvidas e às vezes eu fico me perguntando qual o correto; acontece que é tão fácil, que fico com uma vergonha interna e secreta por não saber. 
Analisem essas duas frases e, por favor, não pesquisem qual a certa, tentem 'adivinhar' apenas pela leitura:
  1. Deixei meu livro encima da mesa
  2. Aquela caneta estava em cima da mesa
Das duas frases, apenas a segunda está certa. Isso ocorre porque "em cima" é advérbio de lugar, ou seja, expressa o lugar onde algo/alguém está/estava/qualquer outra conjugação do verbo estar. Logo, a primeira frase tem um erro de semântica, porque "encima" nada mais é do que o verbo encimar conjugado na terceira pessoa do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Adoro tempos verbais! 
  1. Ela encima — terceira pessoa do presente do indicativo
  2. Encima você — segunda pessoa do singular do imperativo
Sabe-se que advérbios são, em sua maioria, uma única palavra que caracteriza algo ou alguém. Locuções adverbiais são o contrário, são conjuntos de palavras com valor de apenas uma. Ou seja, em cima é, na verdade, uma locução adverbial e acima é, de verdade, o advérbio de lugar.  
PS: acima tem suas explicações também, como a diferença entre a cima e acima.
 
Disponível em: http://www.portugues.com.br/gramatica/em-cima-ou-encima.html
  • Segundo caso: embaixo e em baixo
 Aqui acontece quase a mesma coisa. A diferença é ainda mais simples: em baixo é usado quando a palavra 'baixo' tiver sentido de adjetivo, quando caracterizar algo ou alguém. Embaixo é, então, o advérbio.
 Atenção ao fato que o contrário de embaixo é em cima! Ou seja, o contrário de um separado é o outro junto e vice versa. Entenderam?
  1. Permaneci embaixo das escadas — advérbio de lugar
  2. A pintura estava em baixo relevo — adjetivo
 Abaixo é antônimo de acima. É advérbio, usado em situações em que não há oposição a de cima

  • Terceiro caso: sob e sobre
Acredito que esse seja o mais fácil, mas é sempre bom relembrar. 
Os dois são advérbios de lugar o que, para alguns, possa dificultar a diferenciação. Recorre-se, então, à etimologia (origem) das palavras; sob vem de 'sub', que forma palavras como subterrâneo, subentender, ou seja, dá o sentido de inferioridade, de algo que está embaixo. Sobre vem de super, que significa a mesma coisa em latim e em português, além de dispensar definições. 
  1. O jurado estava sob pressão — sentido de inferioridade, embaixo de algo
  2. Achei o livro de matemática sobre a mesa — superioridade, acima de algo.
Não há variações, tampouco exceções, como "sobre a liderança" ou "sobre pressão". Se está/estão com alguém liderando ou pressionando, logo, está/estão sob pressão e sob liderança.

Não foi a melhor explicação do mundo, não sou nenhuma mestre em Língua Portuguesa, mas espero que tenham entendido. Talvez eu faça um post com os porquês e com as diferenças de "acima — a cima", "abaixo — a baixo" e outros exemplos que não sei agora. Qualquer dúvida, sugestão de post, reclamação, elogio, comentem. 
Deixem um comentário caso o post tenha sido útil, ou não, vai saber né. 
Xx,