Dicas de Divulgação!

em sábado, 11 de julho de 2015 |
Olá pessoal, aqui quem fala é a Amethyst beta-reader do PD. Há alguns dias atrás, uma pessoa pediu para postarmos dicas de divulgação de fanfics. E aqui estou eu! XD.

***
Sabemos que existem vários tipos de divulgação. Elas podem ser por meio de críticas de fanfic, banners de capítulo, betagem, ou quando você faz um pedido de Design Simples, Trailer, Sinopse... Por mais que não possa parecer, são meios bem eficientes de divulgação. Antes de começar a explicar tudo, preciso lhes informar que para divulgar você precisa ter determinação, e não preguiça. Favoritos e comentários não caem do céu e, por mais que as dicas que darei possam te ajudar, tudo dependerá exclusivamente de você e de seu trabalho (no caso, sua fanfiction).
Vou ditar três princípios básicos de uma boa divulgação, que serão divididos em sub-tópicos. São eles: aparência, ortografia e público. As ramificações de aparência são: perfil, capa de fanfic e sinopse. De ortografia são: formatação de texto e escrita. E Público: leitores-alvo e meios de divulgação. Tentarei explicar o melhor possível, dando vários meios para você conseguir atrair leitores a sua fanfic. Pode ser bem grande, mas acredito que vai ser bem completo.
Aparência:
“Não se deve julgar o livro pela capa” — acredite a primeira impressão sempre vem dela. A aparência é importantíssima para ajudar na divulgação da fanfic. Tanto a capa quanto a sinopse têm que estar impecáveis, se você não quiser perder leitores. Sei que existem histórias bem feitas, mas que às vezes não ganham o devido reconhecimento justamente por causa desse fator. Um exemplo é quando você entra em alguma perfumaria como O Boticário. As atendentes sempre estão bem vestidas e maquiadas — algumas vezes até demais — e querendo ou não, chamam a nossa atenção. Essa é a chave da aparência: tornar a sua fanfic atrativa aos olhos dos leitores.

Perfil do autor:
Sim, o perfil do autor conta e muito quando você divulga a sua fanfic. Um ícone bonito, um style legal, tudo tem que estar ao seu favor. Existem leitores que excluem as mensagens (para pessoas que usam o Social Spirit) porque não acham o perfil do autor atraente. Isso é de suma importância, pois como eu disse a primeira impressão é tudo. Tente passar o máximo de confiança possível (use user’s legais, até. Coisas como “gatinhadopotato321” pode fazer o leitor estranhar e achar que a sua fanfic também é assim) e não como se você fosse uma criança — acredito que todos são bem maduros, certo?

Capa de Fanfic:
Todos sabem que ela é um dos itens cruciais para fazer o leitor ler ou não a sua fanfic. Quando uma capa é bem feita, ela não somente faz propaganda da fanfiction, como também se dá a entender que: “Nossa que capa maneira! Essa fanfic deve ser um máximo!”. Sei que é um julgamento errado. Mas automaticamente o nosso cérebro assim o interpreta, por isso precisamos levar esse tópico a sério.

Sinopse:
Nem preciso comentar que é a sinopse quem decide se o leitor vai ou não ler a sua fanfic, certo? A sinopse precisa ter o máximo e o mínimo de informações possíveis. Impossível? Nem tanto. Você pode fazer sinopses de várias maneiras. Quando é one-shot, você pode retirar um trecho do capítulo (alguma reflexão do personagem) e colocar frases de efeito. Frases de efeito são aqueles que podem provocar tanto espanto como admiração, conflito e dúvida. Eu as amo, pois podem ajudar muito em uma sinopse. Você também pode relatar na sua sinopse algo mais reflexivo, ou talvez a maneira pela qual os personagens se conhecem... Caso não consiga, existem designers que podem fazer esse trabalho para você! Eu, particularmente, prefiro sinopses em terceira pessoa (a não ser que seja uma citação retirada do texto). Lembrem-se de que o que marca uma sinopse também é a escrita impecável e com o menor dos erros possíveis. Nada de: “Eles se conheceram, brigaram e você só vai saber o resto se ler a fanfic!” ou “Sinopse bosta, fanfic legal” porque o leitor pode pensar: “Se ele não consegue escrever nem uma sinopse boa, quanto mais uma história decente!”.

Ortografia:
A adorável ortografia. Faz tantas pessoas caírem em suas armadilhas, que pode ser perigosa. É preciso saber usá-la ao seu favor. Uma boa escrita na hora de divulgar sua fanfic é tão importante quanto a aparência.

Formatação de Texto:
Para quem manda mensagens aos usuários para divulgar a fanfic, aqui vai um fator interessante. Quando você recebe alguma mensagem lhe informando sobre uma nova fanfic, qual a primeira coisa que nota? Alguns podem reparar na escrita, outros na formatação e a maioria, nos dois. Formatação de texto seriam os efeitos de texto: itálico, sublinhado, negrito, texto centralizado, alinhado a direita, esquerda ou justificado. Eles dão um charme a mais na sua divulgação, além de chamarem a atenção do leitor. Lembrem-se de que queremos chamar a atenção dele, mas de modo que não seja tão exagerado. Uma forma bonita de divulgação eficiente é deixar em negrito o título da fanfic, a sinopse em itálico e o link da fanfic em sublinhado, deixando tudo centralizado. Deste jeito:

SUA FANFIC
Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse
Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse
Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse/Sinopse
Para ler a fanfic, clique AQUI.
(Lembrando que esse é apenas a maneira bonita que eu acho. Você pode fazer do seu jeito!).
Mas você deve estar se perguntando: Onde está aquele texto que o autor manda, dizendo que é uma divulgação? Para mim, aqueles textos são inúteis. Apelações, no mínimo. “Oi, por favor, você pode ler a minha fanfic? Desculpe, eu sei que é chato, mas é que meu sonho é ser...” blá-blá-blá. Vá direto ao ponto. Acredito que ninguém nunca viu uma propaganda em que o locutor diz: “Estamos com tudo na promoção! Por favor, venham, as carnes estão apodrecendo!”. Seria muito engraçado.  As divulgações precisam estar com os verbos no imperativo. Não é questão de “por favor”! Você precisa ter confiança no que faz!

Escrita:
Não adianta ter uma formatação perfeita, mas com uma escrita totalmente errada. Em uma divulgação é necessário ser usada a forma culta da Língua. Isto é, nada de abreviações como “vc”, “pfvr” ou “obgd”. Também não pode haver o uso excessivo da vírgula porque, ela, pode, dificultar, o, entendimento, do que, você, quer, expressar. Outra coisa interessante é o título da mensagem. Por favor, chega de “PLAGIADORA, VOU TE DENUNCIAR!” ou “Linda e diva, Rainha do Mundo!”. A primeira vez que eu recebi uma divulgação dessas, quase entrei virtualmente e esbofeteei a autora. Gente, isso é chato. Ninguém gosta de levar um susto desses ou ser “xingado” só por causa de uma divulgação. Dois meios legais de título: Primeiro: escrever sobre de quem a fanfic se trata. Por exemplo: “Fanfic Romântica com Justin”. A pessoa pode pensar: “Uhul, finalmente uma história que não tem Justin Mercenário!” e clicar na mensagem. Segundo: Colocar o título da fanfic. Se ela tiver um título diferente, ele vai se interessar e clicar para ler a mensagem.

Público:
E, finalmente, chegamos ao fim. Nestes dois últimos tópicos, vou dar dicas para aumentar as suas chances de receber favoritos e comentários através da divulgação. Existem vários tipos de gostos e isso pode nos ajudar na hora de escolhermos qual leitor terá mais chances de se atrair com nossa história, do que outros. Sim, ficamos eufóricos quando escrevemos, mas nem sempre o tema abordado é o favorito daquele leitor. Precisamos identificar isso. E aprender outros métodos além de mensagens chatas de divulgação.

Leitores-Alvo:
Não adianta você mandar a divulgação de uma fanfic criminal se a pessoa só gosta de romances (mesmo que ambas sejam sobre One Direction). Também é bastante sem-noção mandar uma divulgação sobre uma fanfic de The Vampire Diares, se o leitor nem é fã da série. “Ok, mas a minha fanfic é original” — nem todos gostam de fanfics originais. É preciso saber como identificar esses leitores. Isso é de longe o mais fácil. Primeiro você precisa procurar pela tag no qual o assunto da sua fanfic é abordado. Por exemplo: se ela for Larry, você clica na tag “Larry” e aparecerá um montão de fanfics do tipo. E junto com as fanfics, os leitores. Depois, você precisa procurar aquela que tem o tema mais ou menos parecido com o seu — vamos supor que seja incesto. Achada a fanfic, você vai aos favoritos, e pronto! Manda as mensagens e sua fanfic estará divulgada. Pesquisar por tags é muito mais fácil do que por categoria. Mas, se você não quer ficar séculos procurando por alguma fanfic com o tema mais ou menos parecido, apenas clique em uma que ainda contém Larry e continue a divulgação. Fácil e prático, não tem como errar.

Meios de divulgação:
Além da mensagem e do livro de visitas, existem outros meios muito práticos de divulgação. Por exemplo, nos grupos. Você pode criar um tópico divulgando a sua fanfic. Com certeza, alguém verá. E se você tiver sorte, vai ler e comentar. (Já usei esse meio de divulgação e consegui resultado. Não garanto que dará certo para todos, mas um grupo tem várias pessoas e é praticamente impossível ninguém ver a sua postagem). Outro meio prático é divulgando no Facebook. Em páginas, grupos... Mas também não divulgue para todos. Tenha um público-alvo. Mais um meio prático é para quem é “famoso” no mundo das fanfics e sempre tem o seu perfil visitado por pessoas. Você pode criar um jornal divulgando a sua fanfic, ou colocar o link dela na sua descrição. Lembrando que isso pode servir para todos e não somente para os super-mega-descolados-do-site.

 ***
Enfim, terminamos! Espero que vocês tenham gostado e obrigada pelas pessoas que leram até aqui — sei que eu escrevo muito, kkk. Qualquer dúvida pode falar comigo, pela minha ask ou meu e-mail! Não se esqueçam de comentar, tudo bem? Quero saber a opinião de vocês! Beijos e até a próxima! J


6 comentários:

  1. Amei o post, muitas dicas bem úteis que vão ajudar bastante

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, me ajudou muito, ótimas DICAS, só espero que funcionem com a minha fic ;0)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, me ajudou muito, ótimas DICAS, só espero que funcionem com a minha fic ;0)

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada <3 Me deu uma luz para eu divulgar melhor minha fanfic *-*

    ResponderExcluir