Organizando as Ideias — Parte 2: Crase

em sábado, 8 de agosto de 2015 |
Oi, gente, tudo bem? Voltei com mais um post sobre as ideias e tudo mais. Entretanto, antes de começar de verdade as dicas, eu preciso repassar aqui o melhor diálogo do mundo. 
Cenário: Grupo da staff no WhatsApp
Miss: Dane? Posso fazer um post no pp sobre crase/pqs?
Dani: SIM. POR FAVOR, FAÇA. 
Juro que ela mandou no caps lock, então, Dani, o post é pra você <3
UM AVISO: SENTEM E RELAXEM QUE O POST HOJE É GRANDE. ENORME. GIGANTE.

Sem mais lenga lenga, é quase constitucional o ódio pela crase. Sim, ódio. Conheço pessoas que odeiam o acento diferencial pelo simples fato de não saber usá-lo, pois eu digo a vocês: não tem segredo e nem dificuldade. 
Primeiramente: O que é crase? Crase é um acento diferencial. Por quê? Porque ela é um acento agudo "ao contrário". Crase é a junção do acento agudo + preposição a. Logo: a + á = à. Até aqui tudo moleza, não é? A definição de frase é passada no fundamental. 
  • 1º Caso: Indicação de lugar
Tem uma regra muito, mas muito simples que nos diz se há crase ou não na indicação de lugar. Muitas pessoas confundem isso aqui e, falando no universo de fanfics, autoras perdem nota em CFs pelo uso errado da crase. Sim, desconto bastante nota em ortografia se tiver mais de três erros de crase. julguem.
A regra é o seguinte: Vou a, volto da, crase há. Vou a, volto de, crase para quê? Entenderam? Não? Ok, exemplo:
  • Vou a Paris.
  • Vou a França.
Em qual dos dois casos tem crase? Até o dia em que a língua portuguesa for extinta, é no segundo caso, pois: vou a França, volto da França. Então eu vou à França. 
Mas, pode ser que se use crase no primeiro caso? Sim, sob uma única condição: se o termo "cidade de" estiver implícito. Como assim? Simples: vou a cidade de Paris, volto da cidade de Paris. Mas nem sempre isso ocorre, então não se usa crase. 

  • 2º Caso: Devido a. 
Já fiz várias CFs com o erro de "devido a". É um caso bem particular da crase e, na minha opinião, bem chato também. Até hoje, não consegui nenhuma "fórmula" que explicasse esse caso, então vamos direto aos exemplos:
  • A empresa faliu devido as dívidas
  • A empresa faliu devido a dívidas
Em qual caso tem crase? Para todo o sempre no primeiro, porque o artigo concorda em gênero, número e grau com o substantivo. Não que a segunda frase esteja errada, mas nela não se aplica crase. Como eu disse acima, a crase é a junção de artigo e preposição. Então, esse "as" da primeira frase é, apenas, o artigo. Para que fique realmente certo, a preposição precisa estar ali também, não é? Então, pronto, crase! A empresa faliu devido às dívidas. 

  • 3º Caso: À moda de, à maneira de.
Sempre, sempre, absolutamente sempre que você ler/vir/escrever que algo é feito "a moda" de algo/alguém, tem crase. Por quê? Porque é a regra. Sério, a regra é essa e, até hoje, que eu saiba, ninguém foi atrás da origem. 
  • Ele governava a Luís XV
  • Uma lasanha a bolonhesa, por favor. 
Nos dois casos há crase, porque o termo "moda" está implícito em ambos. Ele governava à moda Luís XIV. Uma pizza à moda bolonhesa, por favor. 
PS: Luís XIV foi um imperador Francês, conhecido pelo egocentrismo. Diz-se que alguém governa à Luís XV, quando há o egocentrismo e vaidade pessoal em demasia. 
Demasia: sinônimo de exagero.

  • 4º Caso: Locuções adverbiais, prepositivas e conjuntiva
Já se perguntou por que os termos "às vezes", "às tais horas" têm crase? Ela e usada, nesses casos, pois são locuções formadas por palavras femininas e que são constituídas por "artigo + preposição". E o que o resultado dessa 'soma'? Isso, crase. 
  • As vezes faz calor, as vezes faz frio.
  • Eles irão a qualquer hora.
O caso que tem crase, claramente, é o primeiro. Acredito que agora, se alguém perguntar, não vão responder "porque tem" e fim. A crase existe, pois é uma locução adverbial de tempo composta por palavras femininas. Ambas no plural. O segundo caso não tem, pois a palavra "qualquer" é masculina e não aceita crase.
  1. Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, às escuras, à meia-noite.
  2. Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.
  3. Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.
  • 5º Caso: Substantivos casa e terra
São substantivos tão legais que têm uma regra própria. É um pouco complicadinho, mas se tiver treino e exemplos, vocês vão aprender bem rápido. Vamos por partes: primeiro o substantivo casa.
  • Voltei a casa depois de algumas horas
  • Fui à casa dos meus avós.
Por que o primeiro tem crase e o segundo não? Porque o primeiro pode ser substituído por "lar". Voltei ao lar depois de algumas horas. E o segundo pode ser substituído por "residência". Fui à residência dos meus avós. E como lar é masculino e não aceita crase, o primeiro caso também não tem crase. 
Agora: terra.
  • Foi um alívio quando o avião chegou a terra.
  • O foguete voltou à Terra ontem.
A regra é a mesma, o que muda são as equivalências. O primeiro pode ser substituído por "terra firme" e, nesse caso, a locução não aceita crase. Foi um alívio quando o avião chegou a terra firme. O segundo, quando tratado por "terra natal" e o Planeta, aceita crase.

QUANDO NÃO SE USA CRASE: 
  • 1º Caso: Antes de verbos
A melhor explicação para isso é: verbo não é palavra feminina. Ou ainda: o "a" que às vezes se segue anteriormente não é artigo e nem preposição, é pronome oblíquo. 
  1. Estou a ouvir o discurso do rei CORRETO
  2. Estou à ouvir o discurso do rei ERRADÍSSIMO
  • 2º Caso: Antes de palavras masculinas
Eu acabei citando nos tópicos anteriores "porque tal palavra é masculina". Hora de explicar! É bem simples: palavras masculinas aceitam, sempre, a preposição "o" ou "os" antes, não? Mas... Mas nada! O é masculino, a é feminino. E crase só é usada quando a preposição é "a", feminina. Logo, palavras masculinas não aceitam
  1. Vou dar a ele a explicação CORRETO
  2. Vou dar à ele a explicação ERRADÍSSIMO
  • 3º Caso: Antes de pronomes
Primeiramente: há várias classificações de pronomes: retos, oblíquos, de tratamento, etc. Os pronomes retos são: eu, tu, ele(a), nós, vós, eles(as). Os oblíquos são: me, mi, te, ti, o, a, lhe, lho, lha, nos, vos, as, os, lhes, lhas, lhos. Os de tratamento são: você, senhor, senhora, senhorita, meritíssimo, magnífico, etc. 
São muitos outros de tratamento, mas a regra vale mais para os dois primeiros. 
  1. Ela vai dar um chá a você CORRETO
  2. Ela vai dar um chá à você ERRADÍSSIMO
PS: os únicos pronomes que admitem crase, dentre os citados, em alguns casos, são "senhora" e "senhorita", por serem femininos. 
  • Falaram a senhora que não deveria vir
Nesse caso, o sentido é "falaram para a senhora", então para economizar palavras, coloca-se crase no a, e o sentido permanece o mesmo. Falaram à senhora que não deveria vir.
  • Deram uma chance a senhorita para participar do concurso
Se deu chance, deu a alguém. E como o alguém é feminino, e aceita preposição, crase! Deram uma chance à senhorita para participar do concurso.

É """basicamente""" isso hahaha. Caso queiram, falo mais sobre essa lindeza que é a crase. Qualquer dúvida, podem falar falar comigo, mandar mensagem no facebook, whatsapp, email, ligar, mandar carta, sinal de fogo e até código morse. Eu vou responder de todo agrado hauea. 
Preparei tipo uma "tarefa", ou melhor, um treinamento para ver se vocês aprenderam. São cinco perguntas que vocês vão responder e, quem acertar mais, fala comigo e a gente negocia algum tipo de "premiação". 
Nenhuma das perguntas é obrigatória, ou seja, não são obrigados a responder todas.
TAREFA Boa sorte a vocês e espero que tenham aprendido!
Beijos,



6 comentários:

  1. Miss <3. Com um post tao grande me senti obrigada a comentar! Eu simplesmete ameeei! Vai me ajudar muito, vou até guardar o link para caso de dúvida! Estou via celular, depois faço a tarefa. Parabéns, Rê, você merece!

    ResponderExcluir
  2. Awn, fofona. Eu avisei lá no começo que era grande auhea. Que bom que gostou, sério, e melhor ainda saber que vai te ajudar! É a intenção, né. Mas você sabe que em caso de dúvida, pode falar comigo. Faça a tarefa u.u
    Obrigada, Beca, e você me deixa sem graça assim uaheua. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. AAAAA Esse post é pra mim, que gracinha <3 Você não sabe o quanto tá me ajudando com essas dúvidas bobas que eu tenho. Adorei essas explicações, e se algum dia eu voltar a ter dúvida recorrerei a este post. Muito obrigada linda :*

    ResponderExcluir
  4. VIADA, EU TENHO UMA PROVA SEXTA E ESTUDEI POR SEU POST PORQUE O ASSUNTO É CRASE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK adorei, adorei mesmo, você é a melhor de todas! Obrigada mesmo pelo post.

    ResponderExcluir
  5. DANI É PRA VC SIM KKKKKKKKKKKKKK. Que bom que ajudou você, sério, era a intenção né. Relaxa que não são dúvidas bobas e, se precisar, pode perguntar que eu respondo de boa u.u
    xx. amore

    ResponderExcluir
  6. MARIDA VC BRINCA COM A VIDA NÉ. NÃO TEM NEM METADE DO USO DE CRASE E VC ESTUDA PELO POST, mds auehaue. Boa sorte na prova e me avisa se você foi bem (hora que o prof devolver, me manda ft pra eu veeer). Nem sou a melhor, para *emoji de vergonha*
    xx.

    ResponderExcluir