Guia de como começar um blog de design

em sexta-feira, 26 de junho de 2015 |
Hey gente, como vão? Hoje farei um post sobre algo que sempre me perguntam por e-mail, por ask, etc. E como hoje eu to meio elétrica, resolvi fazer. Não prometo que esse post ficará completíssimo pois muitos assuntos serão abordados, nem garanto que você vai terminar de ler e magicamente virar um Web-Master perfeito e muito menos afirmo que eu sei de tudo sobre blogs, pelo contrário, vou apenas contar o que eu sei e aprendi na minha experiência de dona de blog.

Antes, um pouco sobre meu "conhecimento" com blogs. Eu sou Master do PD há dois anos, já fiz parte de uns quatro ou cinco blogs e tenho meu próprio blog de design.

Enfim, vamos lá.

1) Tomada de decisão
Antes de criar um blog você precisa ter CERTEZA de que conseguirá não só criar, mas também cuidar dele. Você precisa se perguntar: Eu tenho tempo suficiente (no mínimo umas duas horas diárias)? Eu tenho conhecimento de design e/ou textos suficientes? Eu sou paciente/esforçada(o)/dedicada(o) o suficiente? Se a resposta for não pra alguma pergunta então você deve pensar melhor sobre isso.

2) Nome do blog
O segundo passo é o mais fácil: nome do blog. A única chatice de criar o nome é verificar se o domínio já existe. Para fazer essa verificação você precisa decidir em qual plataforma você vai criar seu blog, existem várias como: blogger, wordpress, wix, etc. Escolha aquela que você tem mais afinidade. Na minha opinião pessoal o blogger é bem fácil e completo, é ótimo tanto pra quem ta começando quanto pra quem já está na área. Após a escolha da plataforma, vc vai na criação de blog da plataforma e verifica se o nome que você quer está disponível. E então crie o blog.


  • Dica 1: Não use nome de blogs que já existem ou já existiram, mesmo que você encontre disponível em outra plataforma. O nome é a primeira coisa que alguém saberá do seu blog, então deixe uma boa impressão.
  • Dica 2: Alguns nomes de blog que eu sugiro >> http://perfect-projects-pd.blogspot.com.br/2015/06/mais-de-200-sugestoes-de-nome-para-blog.html


3) Criação dos formulários e cronogramas
Simmm, finalmente vamos pra uma parte mais chatinha e complicada. A parte "burocrática" do blog. Agora você precisa criar um cronograma e um formulário para cada categoria que seu blog tiver (recomendo que no começo o blog não tenha muitas categorias, entre mais ou menos 4 e 6, e vá aumentando com o tempo), além do quadro de cancelados. Pra quem não sabe como usar o Docs (acredite, ele vai virar seu melhor amigo e pior inimigo ao mesmo tempo) peguei alguns links importantes:

Comece por aqui > https://www.google.com/intl/pt-BR/sheets/about/ (apenas Planilhas e Formulários serão importantes pra você). E caso mesmo seguindo os passos do google você não entenda tudo completamente procure no google as seguintes frases: "Como criar e modificar planilhas no Google Docs" e "Como criar formulários no google docs". E divirta-se no mundo dos tutoriais. Recomendo que veja os em vídeo, são mais fáceis de entender.

Lembrete: Seus formulários devem estar de acordo com as regras que você colocar no blog. Fique atento(a) a isso.

4) Criação das páginas do blog
Após verificar e se tornar dono do domínio, ou seja, a url do blog você precisa começar a construí-lo. Comece pelas páginas. Crie a página de regras, cronogramas e pedidos. Essas são essenciais desde o início, depois crie outras como Staff, Extras, etc. A criação de páginas no blogger é super fácil, só ir na opção "páginas" e depois em "nova página"

Imagem 1:


Imagem 2:

Nas páginas de Pedidos e Cronogramas você precisará colocar os links dos forms e cronos que vc criou no link anterior. Lembre-se de deixar os cronos como "públicos" e os formulários coloque só o link deles publicados.

5) O Layout
Depois de criar o blog, vem uma das partes mais chatas: o layout. Se você sabe fazer layout, codificar e tudo isso é ótimo, mas se você não sabe aí é uma dor de cabeça. Em vários blogs de design comuns existem pessoas que fazem layouts, também existem alguns poucos sites que fazem layout. Enfim, procure alguém experiente e peça ajuda, caso você não saiba nada dessa área. Pro começo do blog escolha um feat conhecido, popular (mas evite aqueles que todo blog já usou tipo JB e 1D) e agradável aos olhos. Nada ofensivo ou cansativo.

Junto com o layout do blog já crie as redes sociais do blog (a mais importante é a ask, para sugestões/críticas/elogios), e tente usar a mesma identidade visual utilizada nos layout (mesmas cores, fontes, texturas) ou pelo menos o mesmo feat.

6) Primeira Postagem + Staff
A menos que você tenha muitas amigas designers com tempo livre, é meio complicado começar um blog já com uma staff. Então faça uma primeira postagem de boas vindas, se apresente, avise das vagas que estão abertas, deixe um link de inscrição (vale criar um form do google docs pra isso, ou um no jotform que é o que eu uso, é mais organizado, porém mais complicadinho) e um link pro quadro de aprovados/reprovados (uma planilha do docs) já com seu email nele para que os aprovados entrem em contato.

Nessa fase você já pode começar a divulgação do seu blog. Troque afiliação/parceria/publicidade com blogs já existentes. Quanto mais blogs melhor.

7) Abra o blog
Assim que o blog tiver entre 1 a 3 designers em cada categoria dele, ou pelo menos umas duas em DS já pode abrir o blog. Faça um post avisando que os pedidos estão abertos e seja feliz!

-------------------------------------------------------
Coisinhas essenciais para a sidebar do blog:
- Status (uma área da sidebar com dados importantes do blog)
- Menu
- C-box (https://www.cbox.ws/)
- Seguidores

Coisinhas opcionais:
- Afiliados e Publicidades
- Promoções e extensões do blog (melhor não fazer promoções nem extensões até o blog estar mais velho, no mínimo uns 3 meses)
- Tags
- Disclaimer
- Contagem de visitas
-------------------------------------------------------
Enfim gente, o post de hoje foi isso. Enorme né? Quem tiver gostado e/ou caso eu tenha ajudado alguém por favor comente, se houverem comentários depois farei um post sobre como cuidar de um blog após dua criação.

OBS. Fiz esse post de uma vez então se estiver faltando algo ou tiver algum erro me desculpem kkkk

Um beijão pra vocês, Dani




7 comentários:

  1. Ajudou muito!
    *risos*
    Quero criar um blog diferente, com uma categoria que eu penso ser exclusiva e bem completa, então estou procurando coisas pra isso há meses!
    Bem... Espero que consiga me afiliar ao PD em breve!
    Muitíssimo obrigada de verdade!

    ResponderExcluir
  2. De nada, Sara. Fico muito feliz que o post tenha ajudado, em breve pretendo postar mais dicas sobre manter um blog. E boa sorte com o blog e com sua nova categoria, aceitaremos a afiliação com toda certeza!

    Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  3. Amei o post Dani , tava querendo criar um blog a uns tempos , mas nunca criei pois não sabia de nada kkkkkk muito obrigada pelo posto , bjss <33

    ResponderExcluir
  4. Você não conhece nenhum blog que faça lay e codificação?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vc ajudou muito!!
    Obg,vc não sabe o que acabou de fazer!!
    Bjss

    ResponderExcluir