Dicas de Escrita #07: OBSESSÃO

em domingo, 21 de junho de 2015 |

Obsessão é o substantivo feminino que significa um comportamento de importunar ou perseguir alguém de forma insistente. Também pode indicar um estado de preocupação permanente em relação a alguma coisa. Uma obsessão consiste em uma ideia fixa e persistente que determina a conduta de uma pessoa, conduzindo a comportamentos que frequentemente são contra a vontade da pessoa obcecada.
Afinal, quem nunca foi obcecado por algo, não?
OLÁ, AMORES. Aqui quem vos fala é a Queen Primadonna, depois de um tempo bom sumida. Aconteceram 1.001 coisas na minha vida e eu simplesmente disse adeus pra todo esse mundo internauta, mas aos poucos venho voltando. Estou morrendo de saudades de betar #true.
Há algum tempinho, quase um mês, pedi na ask no PD que me mandassem alguns temas na minha ask pessoal sobre assuntos que as pessoas têm bastante dificuldade para escrever. O primeiro foi esse: obsessão.
Vamos começar com alguns exemplos e pontos super importantes para o desenvolvimento do plot/personagem obsessivo.
  1. Obsessão amorosa
Típico: um cara se apaixona por uma garota e ele fica obcecado por ela. Pensa nela o dia todo, quer ela o dia todo, só sabe olhar pra ela... Essa é a obsessão fofa, mas as radicais são mais interessantes. Nesse tipo de obsessão, o problema não é o cara ser obsessivo, e sim o fato de que a garota se entrega de cabeça para ele e esse tipo de mania estranha essa indireta é pra vocês que fazem o Justin Bieber mafioso e obcecado por uma school girl. A ideia de plot mal desenvolvido e história má escrita sempre é passada, e eu digo isso porque minhas amigas (e eu, claro) sempre comentamos sobre isso. Vamos às dicas:
Sobre x personagem obcecadx:
  • AMOROSA:Obsessão, como definido, é o ato de simplesmente viver colado na pessoa. Temos aqueles obsessivos chatos, no caso são os coleguinhas de escola que se apaixonam e ficam perseguindo nos corredores da escola e não param de encher o saco.
    Esse tipo de obcecadx é um tipo mais tranquilo, afinal, só está apaixonadx. É chato, sim, e essa é a intenção. Tenho certeza que todos vocês aí do outro lado do computador já ficaram provocando alguém na sala de aula por gostar um pouco demais. Isso é obsessão, sim, senhores, mas é aquela levinha.
    Sempre tem a reação negativa sobre isso, e depois claramente x personagem que é a vítima da obsessão se arrepende porque acaba chutando x perseguidor e ele para. Todos sabem o que fazer aí, certo?
    Já o tipo mais radical, como mencionei em algum lugar do post, temos aquelx obcecadx que é simplesmente psicopata. Elx stalkeia todas as redes sociais da vítima, vive perguntando sobre, inventa planos para se aproximar (ou sequestrar, né?!), sempre está na sombra da vítima e a coitada nem nota!
    E é aí que está o erro: a vítima se entrega. Hora da confissão: esses dias um cara começou a curtir todas as minhas fotos no facebook e instagram, vivia me chamando no chat, fiquei sabendo que ele andou perguntando sobre mim (SIM, ELE SE APROXIMOU DOS MEUS AMIGOS PRA ISSO!) e eu simplesmente fiquei com medo, apavorada. Deletei ele de todas as redes sociais, bloqueei, e implorei pra ninguém falar de mim com ele. Eu sinceramente não sei de onde que vocês tiram a ideia de que a vítima dx obcecadx vai simplesmente se apaixonar por elx! Monas, sejam menas. Simplesmente não dá pra se apaixonar por alguém que quer respirar o mesmo ar que o seu dessa forma, é uma coisa horrível e a sensação é suja demais. Pode ser que, depois de algum tempo, a vítima se aproxime, e x obcecadx largue a obsessão, sabe? As coisas podem mudar e ser menos doentias, mas fora isso, tomem MUITO cuidado com o planejamento.
  • FÍSICA/PSICOLÓGICA:
    Esse tipo de obsessão é o que normalmente conhecemos com TOC (Transtorno Compulsivo-Obsessivo) que geralmente leva a pessoa a lavar as mãos várias vezes após tocar em alguém, por exemplo, ou não conseguir comer sem separa a comida primeiro. Isso é, realmente, uma doença que tem lá alguns tratamentos que aliviam, mas nada que cure. É algo bem pessoal e difícil de ser controlado, então x personagem com TOC vai ser uma pessoa meio 'fresquinha', nojenta, como definirem.
  • VINGATIVA:
    Acho que esse tipo de obsessão se enquadra um pouco na obsessão amorosa radical: x personagem segue aquelx mafiosx que matou a família inteira e não sossega enquanto não ver o sangue da vítima escorrendo pelas ruas. Infelizmente, o que eu acho fraquíssimo, em todas as fanfics x personagem que quer a vingança acaba se apaixonando pelo amor de Deus, larguem esse clichê. Para ter um plot bem elaborado quanto a isso, é só ter um motivo mais forte.
    A pessoa praticamente não sofre pela perda da família e já quer sair matando, aprende a usar uma metralhadora em dois minutos e reina o tráfico. Não é bem assim, precisa de todo um desenvolvimento que não seja chato o suficiente, mas que demonstre o que a pessoa quer, porque quer e como quer. Não é simplesmente sair dando a louca like a rainha do Morro do Alemão e dar tiro em todo mundo, keep calm. Tem todo o processo de aproximação, stalker, etc e tal. Algo bem semelhante com o amoroso, como já disse.
Bom, espero que sejam apenas esses os tipos que vocês gostam de escrever, até porque não conheço nenhum além desses (rs). Que tenha sido de bom uso, e qualquer coisa, é só comentar ou vir na ask (http://ask.fm/primadonnah).
P.S.: Vale lembrar que tudo expresso é a minha opinião, não é pra seguir tudo o que eu falo porque, sabem como é né, eu sou eu, e todo mundo vive me chamando de louca.
Beijos <3



Nenhum comentário:

Postar um comentário