Dica #06: Planejando a história + Ficha para história

em sábado, 4 de abril de 2015 |


OLÁ, INTERNET!
Bem, estou aqui à pedido no ask (espero que você comente, viu anony?) com uma outra coisa que lasca muita gente na hora de escrever a fanfic.
Às vezes estamos ouvindo uma música, lendo um livro ou observando um objeto quando uma luz divina surge acima da cabeça e temos uma ideia para uma nova fanfic. Imaginar é fácil, mas colocar em prática que pega a gente de surpresa.
Aqui venho com outra postagem no estilo da dica de personagens e espero que vocês realmente gostem e que seja útil.
OBS.: essa matéria é mais designada à quem escreve long fic.

  • Planejando a história
É claro que quando queremos fazer uma fanfic, nós temos a ideia. Talvez parte dela ou completa, mas é sempre importante organizar as ideias. Devemos sempre pensar em personagens, locais, passagens e até mesmo detalhes que poderão ser insignificantes em alguma hora. Saber o que você quer fazer com a fanfic é o mais importante e é isso que deve ser levado em consideração.

  • Começo, fim e meio
É a estrutura da fanfic. Pelo menos uma das partes precisamos ter prontas (na mente ou no papel). Se você já tem o final, crie meios que façam sentido que chegarão até ele com o começo e meio e o mesmo serve caso outra parte já esteja idealizada. Como eu havia citado no outro post: nada existe sem passado. Precisamos pensar em algo que idealize o plot da fanfic que será o motivo de tudo acontecer, desde o garoto bonito da escola que a personagem conheceu à bomba nuclear que gerou um guerra. Tudo tem um motivo e é por isso que temos ideias.


  • Personagens
Não importa se sua personagem é uma planta, um extraterrestre ou até mesmo uma cidade. É complicado existir algo sem protagonista e isso é evidente em qualquer relato existente no mundo. Simplesmente não há história que se mova sem personagens. São eles que dão vida às fanfics, que fazem os leitores brigarem nos comentários para decidir qual o melhor.

  • Capítulos
É o corpo da fanfic. Cada capítulo deve ser organizado para tal acontecimento. Devemos saber a medida certa para escrever algo em x capítulo para que não fique pesado demais ou fraco demais. As coisas que acontecem rápido demais acabam desmotivando a leitura, assim como as que demoram éons para acontecer.
Algumas vezes temos algumas ideias extras que desejamos encaixar na fanfic e por isso é sempre bom conciliar as coisas. Sabendo o que encaixar, quando e como é importante, independente de planejamento.
Eu, por exemplo, escrevo números correspondentes aos capítulos e o que eu quero que aconteça em cada um, organizando melhor minhas ideias e escrita.


  • Título, capa e sinopse
Querendo ou não, é o que vai chamar atenção na sua fanfic. Título, capa e sinopse são os componentes que convidam os internautas alheios para a sua fanfic, são eles quem vão despertar o interesse em cada um. Se você se sente inseguro, é só ler, reler e observar. Não adianta pensar que está bom, o correto é pensar: eu leria se fosse assim?
Muitas pessoas têm dúvidas e problemas com isso, e por isso existe o PD (o/) e vários outros por aí que podem fazer o serviço.
  • Ortografia
O que vai deixar a sua fanfic quase perfeita é a ortografia. Eu sou uma pessoa bem chata mesmo e já deixei de ler mais de 30 fanfics por contra de ortografia ruim e não estou brincando. Se você tiver algum sistema de betagem e souber fazer isso sozinho, já é um passo. Mas caso tenha dúvidas, é sempre bom pedir para um beta! Se você tiver um beta fixo é melhor ainda, porque quando você se apega, o beta te dará além de conselhos ortográficos, conselhos que podem melhorar a sua fanfic.
  • Classificação e gênero
Uma coisa que vejo muito são fanfics que colocam estupro na fanfic e classificação +13 e sem a marcação do gênero violência. Amores, estupro não é legal e eu no mínimo tomaria trauma do meu estuprador e não iria me apaixonar por ele. É sempre bom analisar a sua própria fanfic vendo em qual marcação se adequa. Se tiver dificuldade, aqui e aqui existem uma ótima lista para melhor consulta!
  • Coerência
A parte mais importante de todas. Mesmo que você tenha tudo pronto, veja se tudo faz sentido na sua fanfic. Será que x se liga à y? É normal isso em tal situação? Sempre, sempre e sempre analisem tudo o que escreverem, se autoavaliem e então é só colocar a mão para trabalhar nas palavras.

Não sei como consegui fazer isso, mas fiz: ficha para história. É menor mas bem mais complexo, tendo o mesmo intuito que a de personagem e quero que o anon que pediu faça um bom uso e que seja de grande ajuda:

That's all, folks. Espero que tenham gostado da matéria e que tenha ajudado. Não se esqueçam de comentar <3

15 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Vai me ajudar bastante em minha nova fanfiction. Beijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Olha quem está aqui de novo \o/

    Cara, se tem uma coisa que eu nunca, jamais, em toda a minha vida que eu consegui fazer, foi montar um enredo concreto... Eu nunca tenho começo, nem meio e muito menos o final... Sempre tenho a ideia, mas nunca o resto. Aí começa a batalha, invento um primeiro capítulo, invento um segundo, e vai indo até chegar ao clímax da história, aí para a minha sorte o final vem fluindo normalmente - apesar que são poucas as histórias que de fato consegui concluir -, mas se tem uma coisa que aprendi quando não se tem um final é: mata logo todo mundo pooooor lol
    Minhas histórias sempre tem drama e dark, não tem jeito... É um mundo a qual não consigo largar! E quanto as histórias de estupro, realmente é até bizarro ver a mocinha se apaixonar pelo seu estuprador, mas já houve casos reais disso e normalmente tem haver com a síndrome de estocolmo, mas tem histórias que vão além da imaginação e se torna uma coisa surreal! Adoro assuntos assim polêmicos, mas cara, stop! Tá na hora de ter um pouco de senso né minha gente, vão pesquisar, pai Google tá aí pra isso u-u

    Ficha de história? Sério que tem isso?! ha ha ha; eu normalmente vou escrevendo uns rascunhos no bloco de notas do celular e dane-se o resto... Aprendi que por mais que eu planejo algo para alguma coisa, um título, uma parte para um capítulo, eu NUNCA vou fazer aquilo que planejei, então parei de perder meu tempo fazendo anotações diversas... É mais prático - na minha opinião - sentar a bunda na cadeira e deixar os dedos trabalharem... E se tem outra coisa que aprendi foi: nem tudo é na base da criatividade e sim da prática <3

    Adorei o post e as dicas! Como sempre divando Queen <3
    xx,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU FIZ ISSO COM A LET US BURN, SOU SUSPEITA PRA FALAR HEHE.
      Eu gosto bastante de drama e uns summer love, fazer o quê? Essa coisa de estupro me dá nos nervos, acho ridículo. Crime =/= paixão.
      Bom, não sabia que existia até me pedirem haha. Cada um faz da forma que achar melhor e espero que tenha ajudado quem pediu q já que a pessoa nem deu as caras. E escrever e reescrever é a melhor coisa também, ajuda as fuck.
      Que bom que gostou, paixão <3 x

      Excluir
  3. obg pelas dicas, ajudaram bastante. Peguei a ficha, okay?!

    ResponderExcluir
  4. super adorei, dicas maravilhosas

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adoro suas dicas, estou usando a ficha :v

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas, já estou usando a ficha!

    ResponderExcluir
  8. Peguei a ficha e cara, suas dicas são muito boas sempre me ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Peguei a ficha...e a de personagem também S2

    ResponderExcluir