DICA #04: Três parágrafos paragrafando

em domingo, 29 de março de 2015 |

Olá, internet! Ao som de The Neighbourhood (também conhecida como uma das minhas bandas preferidas) voltei com as coluninha de dicas. Cá estou mais uma vez com outra pra vocês. 
Hoje eu andei meio morgada e acabei me recordando de uma dúvida que já tinham me apresentado: o parágrafo. O que é, como funciona, quando sei a hora em que devo finalizá-lo?
Pois bem, eu faço aulas particulares de redação todas as semanas com intuito preparatório para o ENEM com outros três colegas. Agora que eu também aprendi sobre, vou repassar tudo pra vocês e eu espero que ajude bastante, tudo bem? Vamos por partes.

O QUE É
O parágrafo é um conjunto de frases que expressam um pensamento ou ideia principal.  Nada mais que isso.

COMO É A SUA ESTRUTURA
O parágrafo é como um pequeno texto, logo, é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão ou finalização, apresentando as seguintes características:

  • Introdução: é o começo, onde se inclui a ideia que deseja-se apresentar.
  • Desenvolvimento: quando há o esclarecimento ou apresentação da ideia. Não importa a forma desde que ela fale da ideia;
  • Conclusão: é o finalzinho do parágrafo, em que finalizamos um pensamento, concluímos algo ou vamos falar de outra coisa no próximo.
EXEMPLO
"Eu não sabia o por quê e às vezes me perguntava se ele sempre fora assim. Na verdade nunca havia entendido aquela dupla personalidade de Annabeth; ora tagarelava sobre toda a sua vida, ora parava e escondia-se atrás de uma cortina que protegia seus piores segredos. A única coisa que eu realmente sabia era que estava completamente apaixonado por ela exatamente porque era assim.
Podem me chamar de louco ou o que for, mas o estereótipo de 'mulher perfeita' ficava longe dos meus princípios. Eu queria aquilo, uma aventura além do meu trabalho - convenhamos que ser um detetive bem sucedido de Nova York era uma aventura. E era o que Annabeth, apenas ela, conseguia me proporcionar."

Viram? Eu fiz dois parágrafos podres eu sei e dividi-os em cores, sendo o vermelho destacando o início, o verde destacando o desenvolvimento e o azul a conclusão. Como havia dito, dividi-os por inteiro quando mudei de assunto, embora apresentassem mais ou menos a mesma ideia. Foi apenas para deixar mais explicado o conceito de parágrafo.
EXCEÇÃO
O negócio com a narração (no nossa caso, fanficwriters) é menos complexo. Nós sempre fazemos uma baguncinha com as partes da nossa estória e sempre gostamos de envolver coisas além. Não tem problema em não seguir essa ordem no que escrevemos - claro que é porque são fanfics -, mas é o mais correto.
O que eu queria, na verdade, era tentar deixar explícito a divisão entre um e outro. E eu espero que isso tenha realmente tenha ajudado!
That's all, folks. Espero que tenham gostado e que tenha sido realmente útil. Lembrem-se sempre que estou disponível na minha ask para tirar dúvidas e que podem contar comigo e as outras betas para aconselhar no capítulo, ok?
Não se esqueçam de comentar <3 xxxx


4 comentários:

  1. Primadonna, Rainha das Dicas! Adorei sua postagem, realmente você me ajudou bastante! Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Erika, por nada amor <3 Estou sempre à disposição.

    ResponderExcluir
  3. Amethyst, anjo, que bom que gostou <3 Qualquer coisa, sabe onde me encontrar. Beijos.

    ResponderExcluir