DICA #02: "Já 'tô indo, 'tá?"

em quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 |


OLÁ, QUERIDOS E QUERIDAS! Eu fiquei sem postar porque a) estou com problemas pessoais sérios b) tenho meus pedidos no PD e c) escola começou, cadê meu tempo livre de volta? Pois é.
Bom, como vocês puderam ver o título do post de hoje, vou começar falando de umas abreviações chatíssimas que eu vejo em >todas< as fanfics - e pessoalmente detesto: aquela coisa do 'tá'. Como eu havia dito no primeiro post, nós usamos até demais a linguagem informal nas fanfics, ainda mais quando se trata de personagens adolescentes... Mas, perguntinha: vocês já viram em algum livro algum personagem falar 'tá bom'? Nem eu.
A abreviação 'tá' vem de 'está', assim como a 'tô' vem de estou. Eu que sou mineira só falo assim, coisa de gente da roça. O problema está no fato de que as pessoas usam errado essas coisas. Como é abreviação, devemos colocar um apóstrofo ('), porque o apóstrofo é o símbolo que usamos na supressão (ou seja, eliminação) de letras. Veja alguns exemplos:
Copo de água. → Copo d'água.
O que tiramos aí? A letra 'e'. Então, quando usarem esses 'tás' aí, vamos saber bem como usá-los. Exemplo:
Já tô indo, mãe, → Já 'tô indo, mãe.
Tá tudo bem. → 'Tá tudo bem.
Vale ressaltar que nunca é demais usar a expressão certa.
Já estou indo, mãe.
Está tudo bem.
Além de dar um ar mais 'fino' na escrita, não é errado e nem fica chato. Eu até prefiro, embora pronuncie errado. É mais, fazer o quê?
Eu espero que tenha sido de grande ajuda e que vocês consigam guardar isso porque é um erro grave que se tornou comum e incomodante.
Obrigada à todos que comentaram o último post, à propósito. Espero que tenham gostado desse também.
Até o próximo!

2 comentários:

  1. Nossa, eu realmente NUNCA imaginaria que precisa de apóstrofo!! Obrigada pela dica, vou usá-la bastante toda a vez que eu quiser dar ao diálogo um tom mais informal <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? AUHSUHA é bom usar, viu amor? Por nada, fico feliz que tenha gostado. Beijos.

      Excluir