Aulas de Português - Ruhh Belle/ Aula 5 - Mim ou Me?

em quarta-feira, 2 de julho de 2014 |

Heyo, galerinha! Então, olha eu novamente com mais uma aula para vocês. Hoje eu irei falar sobre a maldita dúvida que muitas pessoas ainda têm e ainda erram muito ;) 

Mim ou me? Eis a questão! 

MIM é pronome oblíquo tônico, ou seja, são chamados de tônicos os pronomes oblíquos porque a acentuação tônica é forte e em geral o mim é regido por preposição.

Ex.: Ele não gosta de MIM; Para MIM, a Inglaterra é maravilhosa.

ME é pronome átono, que a acentuação tônica é mais fraca, e também o me sempre está associado a um verbo, do qual é complemento.

Ex.: Não ME deixe só; Eu ME chamo Dave.

PS: Cuidado com sentença em que aparece preposição e, na ponta, verbo no infinitivo. 

Ex.: A maçã é para… Comer.


Nesse caso, nem ME, nem MIM: escreve-se EU.


A maçã é para EU comer... O trabalho é para EU fazer...

Pronto, é isso galera! Espero que tenham gostado e que nunca mais escrevam da forma errada e que nem cheguem a se confundir em nenhum momento. Nos vemos então na próxima aula o/
xx



Nenhum comentário:

Postar um comentário