Oi gente linda e maravilhosa do PD, como vão? Eu vou péssima, minhas férias estão fazendo o favor de acabar sabe ;-;
Mas enfim, nessa aula vim falar sobre monstruosidade mais comum entre todos os erros de português: a tão falada crase. Quase toda fanfic que eu beto/critico existe ao menos um erro de crase.
Vocês verão após essa aula que a crase é a coisa mais simples que existe e não há necessidade alguma de pô-la num pedestal como "bicho-de-sete-cabeças".
Comecemos explicando o que é, de fato, a crase. Como vários pensam, a crase não é o acento em si. O acento se chama grave, e é grafado da seguinte forma: ( ` )
Aquilo que chamamos de crase é a junção da preposição "a" com o artigo definido a(s), ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais).
A crase é uma contração, ou seja, quando se unem duas palavras e ocorre a perda de uma ou mais letras.
A crase é uma contração, ou seja, quando se unem duas palavras e ocorre a perda de uma ou mais letras.
Mas quando se deve usar a crase, afinal? Bem, uma dica boa que a minha própria professora de português me disse é substituir a palavra à frente por um substantivo masculino, visto que a crase tem o mesmo sentido de a+o para eles.
Não entenderam? É, ficou confuso. Vou tentar exemplificar:
Fui à praia.
Digamos que uma escritora queira por essa frase na sua história, mas não tem certeza se ela deveria ter uma crase ou não. O que ela deve fazer é substituir a palavra "praia" por algum substantivo masculino e verificar se ficaria correto com "ao".
Fui ao cinema.
Corretíssimo, não? Então é por isso que fica correto uma crase na primeira frase, já que é como se ela dissesse "Fui a+a praia".
IMPORTANTE: Já vi várias escritoras usando a seguinte grafia nas suas fanfictions: "á".
Por favor, tenha em mente que o acento agudo nunca pode ser usada num artigo isolado, visto que ele é tônico, ou seja: para representar som apenas. "Fui á praia" está completamente errado.
Nossa, gostei muito da aula. A crase realmente não é um "bicho-de-sete-cabeças" srsrs
ResponderExcluiraheuaehueahuae obrigada, linda.
Excluir